Morre o rapper e activista social mano Azagaia

Morre-o-rapper-e -activista-social-mano-Azagaia 
2023 já se inicia sendo um ano bem difícil para nós da comunidade hip-hop lusófono. Nessa quinta-feira, 9 de março de 2023, recebemos uma das mais tristes notícias da morte do rapper moçambicano Edson da Luz, conhecido como Mano Azagaia. Dono de grandes clássicos do rap lusófono, Azagaia é conhecido pelo público pelas suas músicas de intervenção social, que lhe valeram, entre outros, o título de “‘rapper’ do povo”. De acordo com a imprensa de Moçambique Edson da Luz morreu aos 38 anos vítima de um incidente doméstico. 

Estou extremamente chocada. Sem dúvida que a música e a cultura moçambicana estão de luto. O mundo perdeu um ‘rapper’ único”, disse à Lusa a ministra da Cultura moçambicana, Eldevina Materula, em reação à notícia.

Em 2014 Azagaia recebeu um diagnóstico de um tumor cerebral e na altura anunciara que precisava realizar um tratamento que incluiria um procedimento cirúrgico para a retirada do tumor, o que precisaria ser feito fora do país. 

Sua equipa criou uma campanha de arrecadação de fundos pela internet, “Help Azagaia”, que conseguiu arrecadar mais do que 790 mil meticais, o equivalente a aproximadamente 20 mil euros, que eram necessários para o tratamento.

Azagaia nasceu a 6 de Maio de 1984, em Namaacha, Moçambique. 

 

0 Comentários

Postar um comentário

Comentários (0)

Anterior Próximo