Biografia de “Kussuhi Ni Bic” (KNB Project)

Kussuhi Ni Bic (KNB) é um projecto cultural criado por Matolenses, que tiveram a sua infância e juventude naquele município, concretamente nos bairros Lopes e Quarenta e Quatro, ali nas proximidades da famosa fábrica de canetas BIC, (a Kussuhi ni BIC).

Este projecto resulta da união de três grandes grupos de hip hop, nomeadamente Stripes Gang'la, Proud Squad e Hip Hop Masters, e de alguns activistas de hip hop, Athos Raso, Muidinga e Elias Mecre.

Origem:
Trabalhar fora da província ou país é um motivo que esteve e continua estando por traz da dissolução de muitos grupos que actuam em diversas áreas da cultura. O Stripes Gang'la e a Proud Squad não foram excepção, eles pararam de produzir, divulgar e aparecer. Porém os jovens do outro grupo composto pelos irmãos mais novos dos "matolinhas" os Hip For The Master nunca se conformaram com o silêncio dos seus manos. Amigos e familiares também não poupavam, sempre que houvesse oportunidade eles "cutucavam" a Gang'la e a Proud SQ com ideias motivadoras: - 'Qual É A Vossa Cena Vocês Pah?, Voltem Lá A Repar Man!!!...'


No ano de (2013)
Athos Raso, criou um grupo no whatsapp e deu nome Old School Link, e a partir dessa altura as conversas tornaram-se frequentes e as ideias foram surgindo paulatinamente.

Ja em 2014 o Sipa Matangalane tinha então criado no facebook um fórum de debates e deu o nome Kussuhi Ni Bic. Neste fórum só seriam adicionadas pesssoas que cresceram naquela zona da Matola, e os que passaram boa parte do tempo da sua juventude frequentando aquele área, estes são os casos de Alívio Waka Manjate,
Artur Deemann Nhantumbo, Aderito Matsimbe (Spice D).

O fórum existe até hoje, embora não esteja a ser explorado como o seu criador sonhou mas está lá, e mais do que o trecho da letra do Aeron Gudo (Kenny Site) na música Djandza, o conceito Kussuhi Ni Bic inspirou aos membros do Old School Link um projecto cultural bastante evoluído:

Este projecto não vem pra igualar-se a outros e nem pra superar a nenhum já existente, ele vem pra marcar a diferença. Uma das ideias que ganhou muita visibilidade foi a de fazer-se uma música que falasse sobre a Matola, e nela participariam todos aqueles membros do grupo que possuem a habilidade de repar. Esta ideia surgiu em 2015, ano em que todos os membros dos grupos Stripes e Proud Squad voltaram pra Maputo. A ideia mexeu com quase todos foram surgindo vários títulos, Matola, Ka Matsolo entre outros.


Objectivo:
Tal como já foi mencionado, este projecto não vem pra igualar ou superar aos outros tantos, ele vem pra marcar a diferença. É um projecto cultural abrangente, queremos através dele, explorar diferentes áreas da cultura hip hop, desde a música, a poesia, o graffiti, produção instrumental, produção de artigos ligados a cultura de rua entre outras actividades.

Neste momento projecto já está a dar seguimento algumas das actividades supra-citadas e num futuro breve traremos mais detalhes.
Actualmente KNB foi intimado pela produtora Nexta Vida Enter10ment , para fazerem a passagem de testemunho entre os artistas das duas gerações (Old & New School) na Batalha dos Pesos Pesados entre Moçambique VS Angola e em virtude disso, encontram-se em ensaios intensivos de modo a garantir um espectáculo a altura da experiência dos seus membros.

0 Comentários

Postar um comentário

Comentários (0)

Anterior Próximo