É inegável a importância dos mestres dos toca-discos que animam festas, bailes e para a cultura hip-hop.
O DJ deu início à cultura hip-hop. As primeiras pick-ups – toca-discos ou vitrola do DJ- chegaram ao Bronx, bairro do subúrbio de Nova York, EUA, pelas mãos do jamaicano Kool Herc, que é também um dos responsáveis pela difusão do hip hop, ao lado do Afrika Bambaataa, que começou como DJ, no ano de 1973. Junto com as pick-ups ele trazia o ritmo caribenho, mas que nem sempre fazia sucesso entre os jovens dos guetos nova-iorquinos. Então ele sentiu a necessidade de aprimorar as técnicas e inventar.
A maioria dos DJs existentes até aquele momento eram DJs de música Disco – tocada em bares, boates e rádios – Kool Herc era um rebelde e, como diz o DJ Jazzy Jay, um dos precursores também no Bronx: “ Ele era um Deus”. Herc não tocava a faixa principal do disco, tocava um pedaço de uma música do disco, que eram sempre batidas e ritmos.
Nasceu aí o breakbeat que, segundo Bambaataa, é um trecho da música que motiva as pessoas a se soltarem. Aí entram os DJs do hip hop, que criaram esta batida com maior duração, alegrando os dançarinos.
Para o hip-hop, o DJ é considerado uma fonte de energia, uma vez que é da responsabilidade dele encontrar a música certa, no momento certo. Fazer a seleção de faixas e ritmos para os MC´s, B. Boys, graffiteiros e todo o público.
Inicialmente, o DJ era conhecido com selector – do inglês, seletor -, pois selecionavam e apresentavam os discos, assumindo o comando das festas. Neste cenário, ele começou a manipular as pick-ups com mais facilidade e confiança, mixando diferentes estilos de música. Esta arte fez surgir à técnica do dub,que consiste em modificar o arranjo das músicas, alterando o timbre, duração e intensidade. O DJ também fazia o rito de passagem para que o MC pegasse o microfone na voz dele.
Está é a história do surgimento do DJ no hip-hop, precisamente no Bronx, uma vez que ele deu origem à cultura.
Origem do Dia Mundial do DJ
O World DJ Day (Dia Mundial do DJ) é celebrado desde 2002, e foi criado por iniciativa de duas instituições de caridade: World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music, que utilizam a música para ajudar a tratar as pessoas enfermas.
O objetivo da data, além de homenagear os profissionais da música, também é de arrecadar recursos para ajudar instituições que auxiliam adultos e crianças doentes, em nome de toda a indústria internacional de discotecas.



Postar um comentário